quinta-feira, 23 de novembro de 2017

MORRE TITO LIVIO

A MÚSICA POPULAR NORDESTINA ESTA DE LUTO
MORRE O ARTISTA PERNAMBUCANO TITO LIVIO


A HISTÓRIA DO VIOLÃO OVATION

FAUZER ZAIDAN - I Love Ovation
@FAUZERzaidanMusic




No ano de 1966, o mundo do violão não tinha idéia de quem era Charlie Kaman, um fabricante de helicóptero de sucesso que se tornaria parte da história da produção de violões.
Também não tinham idéia de que a História dos violões Ovation se tornaria parte da história da música.
No entanto, as pessoas que o conheciam não ficaram surpresas com isso.
O Sr. Kaman foi um "pioneiro do emprendorismo livre" Construiu a aeronave Kaman a partir do zero em 1945 com apenas US $ 5.000 em equipamentos e US $ 2.000 em dinheiro.

Em 1965, ele queria diversificar sua linha de produtos e finalmente decidiu fabricar violões, especialmente porque desde criança gostava de tocar violão. Depois de recusar um emprego como violonista do Tommy Dorsey e ser recusado quando tentou comprar a loja Martin D. Guitar, decidiu abrir seu próprio negócio de violões que seria seu e nunca mais pertenceria a outra pessoa.

Este foi um começo humilde para a Ovation Guitars e também o início de sua história na indústria da música. Quarenta anos após o início deste negócio, músicos famosos como Glen Campbell, Al DiMeola, Melissa Ethridge, Paul Simon, Paul MCcartney, John Lennon, Brian May etc.. tocaram um violão Ovation, considerado por alguns como o melhor violão do mundo.

O primeiro violão que a Ovation produziu foi o Ovation Balladeer, que recebeu o nome de um grupo popular local que recebeu uma ovação de pé.

As primeiras reações que os músicos tinham para esse violão era que o som era "cheio, rico, claro e suave".

Este violão era muito diferente de qualquer outro violão. Ele tinha um projeto composto, Roundback e talvez o design "costas e lados" mais forte e diferente que o mundo já tivesse visto.

O Cavalete foi esculpido elegantemente e as incrustações de pontos discretas no fingerboard foram feitas de ébano. Uma ponte cor de noz escura estava em contraste com um top de abeto claro. Essas partes do violão estavam casadas com um braço laminado fino e de cinco peças que, mesmo agora, as pessoas procuram quando compram um violão Ovation.
Mesmo o reforço, que não é visível para os olhos, era muito bonita.

O cantor de blues Josh White foi o primeiro músico a endossar oficialmente este violão. Ele amava o protótipo da Ovation que como suas costas arredondadas e sintéticas tinham um som encorpado. Ele trabalhou muito com Charlie Kaman.

O violão de Josh White que o Sr. Kaman projetou com ele, tinha menos trastes porque era o que ele estava acostumado a tocar como cantor de folk. O nome do Sr. White estava no peghead do violão e este modelo fez parte da linha Ovation até sua morte em 1970, mas tarde a Ovation o relançaria novamente em sua homenagem. Este modelo leva a assinatura de Josh White.

Com os modelos Balladeer e Josh White, A Ovation estava se tornando cada vez mais conhecida na indústria do violão. Em 1967, o Modelo # 5, um Ovation de 12 cordas, foi introduzido, e com estes três violões, o Sr: Kaman já tinha uma linha de produtos para enviar para lojas de vendas de instrumentos musicais.

Mas Embora fossem ótimos violões, os varejistas não compraram muitos deles porque não sabiam o que pensar dos violões da Ovation. Eles não tinham certeza se os violões seriam vendidos ou ficariam muito tempo em seus estoques, mas isso estava prestes a mudar. Glen Campbell ajudaria esses violões a se tornarem bem conhecidos.

Um jovem animador, violonista e cantor chamado Glen Campbell rapidamente se tornou muito famoso com sua música "Gentle on my Mind" e suas aparições na Smother Brothers Comedy Hour.
Ele também era bem conhecido por suas músicas "By The Time I Get to Phoenix" e "Wichita Lineman".

No entanto, foi a televisão que fez sua carreira decolar. Na Tv Ele tinha todos os olhares americanos sobre ele, Glen tinha uma personalidade acolhedora, voz bonita e um violão Ovation.
Em 1968, o Sr. Campbell elogiou muito o modelo Roundback da Ovation que foi estreada em 1968 junto com o modelo de Glen Campbell.

Depois que seu modelo de assinatura foi feito, parecia que todos queriam um Ovation e os varejistas não conseguiam levá-los rapidamente às lojas. Os músicos que eram os mais conhecidos daquele momento estavam à porta de Kaman Music Offices tentando obter um violão. Glen Campbell ajudou a mudar o futuro dos violões da Ovation e em 1971, a Ovation ajudou a inovar o violão acústico.

No ano de 1971, os violões acústicos eram limitados em muitos locais porque só podiam produzir uma quantidade pequena de som. No final da década de 1960, os músicos podiam ser limitados em sua mobilidade com um microfone estacionário ou um dispositivo de pickup primitivo que realmente era colado no violão mais nenhum deles era uma boa opção.

Glen Campbell precisava de mobilidade no palco, mas ele também queria um violão acústico. Charlie Kaman e seus engenheiros trabalharam duro para criar um violão que foi o primeiro protótipo elétrico acústico muito antes de o show sair do ar em 1972 o violão estava pronto.

O Ovation é atualmente um dos líderes na tecnologia do violão elétrico acústico, fornecendo pré-amplificadores, pickups piezo, EQ a bordo e imagens de microfones disponíveis na indústria.

Muitos músicos tocaram os violões da Ovation (Josh White e Glen Campbell são apenas o início de uma longa lista de músicos) que incluem Nikki Sixx de Motley Crue, Godsmack, Blasko de Rob Zombie, Rex Brown (que tocou no Pantera e outras bandas ), e Vince Neil de Motley Crue. etc....

Mesmo com a popularidade de todos esses músicos, a demanda pelo violão Ovation está atualmente desacelerada. Algumas pessoas dizem que não são "violões reais" e não apreciam que o som deste violão seja diferente de outros violões.

Eles têm um som único e esse som não é o que todo músico está procurando. Uma vez que este tipo de violão é verdadeiramente único e é diferente de um violão tradicional, mais é justamente isto que torna este violão um dos melhores do mundo.